Introdução
Na maioria dos circuitos pneumáticos o controle da velocidade de movimentação dos atuadores é essencial. Isso porque o controle de velocidade não só possibilita ajustar o tempo adequado de cada etapa do processo, como também pode evitar impactos excessivos e movimentos descontrolados. Esse controle de velocidade nos circuitos pneumáticos é feito através das válvulas reguladoras de vazão, também chamadas de reguladoras de fluxo, ou simplesmente válvulas agulha. Através da regulagem da vazão, ou seja, do volume de ar comprimido que passa pelo circuito, essas válvulas são capazes de regular a velocidade de movimentação dos atuadores.
Além das válvulas reguladoras de vazão, esta página traz também uma linha completa de válvulas auxiliares, que desempenham importante papel nos circuitos pneumáticos. Podemos destacar, por exemplo, componentes relacionados à lógica do circuito (como válvulas “E”, válvulas “OU”), válvulas de escape rápido, que podem auxiliar no aumento da velocidade de atuadores, como também válvulas de retenção, válvulas de retenção pilotadas, válvulas de alívio de pressão residual, entre outras que, dentre várias utilidades, podem auxiliar também no aumento da segurança do circuito.
Aplicações
As válvulas reguladoras de vazão são aplicáveis em praticamente todos os circuitos pneumáticos. Possuem diversas formas construtivas (corpo em plástico, plástico antichama, ou até mesmo aço inoxidável), que possibilitam sua aplicação em diferentes indústrias.
As válvulas auxiliares e elementos lógicos são aplicáveis especialmente em circuitos que utilizam lógica pneumática, onde muitos deles sequer utilizam energia elétrica dependendo do local de instalação.
As válvulas de retenção pilotada e as válvulas de alívio de pressão residual são aplicáveis em todas as indústrias e são componentes muito importantes para tornarem as máquinas mais seguras.