A eletricidade estática é mais presente no nosso quotidiano do que imaginamos. De nome ligeiramente complexo, acabamos por nem sempre ligar o conceito ao acontecimento.

Por exemplo, ao esfregarmos um balão de festa no couro cabeludo e vermos nossos fios arrepiados, temos a ilustração científica da eletricidade estática: um corpo eletrizado é colocado em contato com outro corpo, neutro.

O que acontece é a troca de materiais atômicos entre os corpos, causada pela mudança de equilíbrio entre eles no momento da troca.

É preciso ter em mente que, embora divertida quando em um momento de descontração, a eletricidade estática pode trazer danos sérios quando ocorre em um cenário industrial, podendo arruinar matérias-primas e produtos, bem como equipamentos eletrônicos. Além disso, o risco também afeta os operadores, que podem sentir desconforto ou mesmo sofrerem ferimentos a depender da gravidade do choque. Por isso, é sempre importante que se tenham meios seguros de neutralizar a eletricidade estática, principalmente em um ambiente industrial.  

Mas como reequilibrar os materiais atômicos, neutralizando a eletricidade estática?

A neutralização da eletricidade estática ocorre por meio de ionizadores. Existem diversos produtos desta natureza disponíveis no mercado.

A SMC produz ionizadores de alta tecnologia e ideais para diversos ramos industriais. Desenvolvidos para atender uma variedade de requisitos, cada ionizador é ideal para a neutralização de um determinado tipo de eletricidade estática, possibilitando ao cliente da SMC escolher aquele mais adequado ao seu negócio.

Contudo, a escolha do ionizador ideal depende de alguns detalhes para que os resultados sejam otimizados.

Como selecionar o ionizador mais adequado?

A escolha do ionizador que trará um resultado mais eficaz para o que você precisa deverá levar em consideração alguns pontos importantes.

Você sabia que os materiais que não conduzem eletricidade são os mais propensos a acumular cargas? E que os materiais de plástico são os mais afetados em um ambiente industrial? A triboelétrica é responsável para classificar diferentes materiais perante o acúmulo de cargas elétricas. Quando existe contato entre materiais diferentes, é possível prever a magnitude ou a probabilidade de transmissão de uma carga. Identificar os materiais que estarão presentes na produção pode ser de grande valia na previsão e prevenção de problemas de natureza estática.

O processo de carga nem sempre ocorre em uma etapa, digamos, óbvia, e, para além disso, o sintoma de falha pode somente ser observado mais tarde, ou mesmo ficar oculto até que um teste funcional seja realizado. Por isso, a identificação dos processos potenciais de eletricidade estática também se faz fundamental. Observar atritos, separações, materiais condutivos e localização do modo de falha podem apontar a fonte da estática.

Nem toda operação demanda a mesma tolerância para a estática. Cada nicho de produção dispõe de especificações, limites e elasticidades de desempenho diferentes. A definição de um resultado e de um local de tratamento é primordial para que o ionizador seja instalado de forma eficaz, principalmente quando o tratamento em questão é necessário em mais de uma área. A tecnologia atual oferece dispositivos que auxiliam na identificação e medida de carga, o que facilita e muito a avaliação do tratamento.

A seleção de um ionizador será muito mais assertiva com todos estes dados em mãos, uma vez que não há somente um tipo de ionizador no mercado, cada qual com uma função direcionada.

Ionizadores SMC

Uma orientação adequada sobre a função de um ionizador e quais pontos considerar em sua escolha são de grande ajuda.

Os ionizadores da SMC são leves, compactos e de instalação e parametrização facilitadas. A alimentação também é simplificada, uma vez que uma tensão de 24 VDC é suficiente, logo, há dispensa de fontes de alta potência.

Veja abaixo os ionizadores da série IZ da SMC e verifique qual o mais adequado para o seu negócio.

Série IZF

Este ionizador em forma de ventilador é ideal para a remoção da estática no processo de montagem e fabricação de componentes eletrônicos e injeção plástica de peças pequenas. A área de ação do equipamento pode chegar a 2,4 metros de distância e ele pode neutralizar a eletricidade estática em até 0,5 segundo. Possui ajuste de velocidade, LEDs de indicação e filtro de ar na saída do ventilador.

Série IZN

É um Ionizador com design compacto e pode ser instalado em locais com pouco espaço. Está disponível com bicos de alta vazão e de economia de energia. Foi desenvolvido para neutralizar a estática de peças e componentes pequenos e também auxilia na limpeza e remoção de poeira. Neutraliza a energia estática em até 1 segundo.

Série IZS

Este modelo em formato de barra foi desenvolvido para uso em peças maiores ou em processos que exijam maior abrangência de atuação. Pode trabalhar a uma distância de até 2 metros do ponto a ser neutralizado. Se aplicado a uma distância de meio metro, pode ser utilizado sem ar comprimido, sendo ideal para aplicações nas indústrias alimentícia, farmacêutica e de alimentos. Pode remover a energia estática em 0,1 segundo.

Para mais informações, entre em contato conosco ou consulte o representante SMC da sua região.