Devido ao grande aumento da utilização de robôs nos processos produtivos, a quebra do cabo de rede que controla os blocos de válvulas pneumáticas é muito frequente neste tipo de equipamento, gerando um alto custo de manutenção. A passagem deste cabo é geralmente estreita, dificultando muito o acesso. A tendência de falha por conta dos movimentos do braço robótico gera uma perda intermitente de comunicação — um problema dificilmente diagnosticado e que resulta em horas de máquina parada.
Para evitar esse tipo de problema, a SMC desenvolveu um sistema de transmissão Wireless. O bloco manifold da série EX600-W tem uma arquitetura extremamente simples. Cabos industriais padrão Ethernet (como Ethernet / IP™ e Profinet) são conectados à unidade mestre. Essa unidade pode ser conectada a módulos de IO e às válvulas sem a utilização de cabos de rede, ou seja, tudo é via Wireless. Essa comunicação é feita através de uma frequência de rádio de 2,4 GHz ISM desenvolvida pela SMC que pode comandar os módulos remotos em um raio máximo de 10 metros. O módulo mestre tem capacidade de controlar até 1280 entradas e 1280 saídas.
Dentre os principais benefícios do EX600-W, podemos destacar:
- Elimina o problema de rompimento do cabo de comunicação.
- Com menos cabos, a instalação se torna mais simples e limpa.
- Redução de espaço, tempo de instalação e custo.
- Comunicação segura e criptografada.
- Aplicável em ambientes de solda.
Principais características:
- Protocolos: Ethernet/IP e PROFINET
- Resistente ao ruído: utiliza frequência de 2,4GHz ISM e FH a cada 5ms
- Conexão rápida: 250ms da energização até início de comunicação (para módulo remoto)
- Não utiliza cabos de comunicação: redução de espaço, tempo de instalação e custo
- Número de entradas e saídas: máximo de 1280 entradas/1280 saídas
Frequência
Utiliza banda de frequência 2,4 GHz ISM, e por isso não sofre interferência das frequências de ambientes de solda e demais áreas industriais.
Para saber mais sobre bloco manifold da série EX600-W da SMC, entre em contato conosco ou consulte o representante SMC da sua região.