Fundada em 1959 e estabelecida no mercado de equipamentos pneumáticos em 1961, a SMC é hoje líder no seu setor de atuação, fruto da sua sintonia com as necessidades do mercado mas, principalmente, por ouvir o seu público — clientes, distribuidores e colaboradores.
Atualmente instalada em 83 países e contando com cerca de 1.500 engenheiros totalmente direcionados para o desenvolvimento de tecnologia de ponta, a SMC diferencia-se pela sua atividade no mercado brasileiro em segmentos como o eletrônico, médico, mineração, alimentício e automotivo.
Por isso, mais que providenciar serviços e produtos, o trabalho da SMC vem se destacando por ter como foco a Indústria 4.0, um termo que se refere a um processo de alta tecnologia direcionado para a melhoria das indústrias.
O que é Indústria 4.0?
Conhecida como a 4ª Revolução Industrial, a atuação da Indústria 4.0 passa pela integração de várias tecnologias, de maneira a ser atingido o conceito de “Fábrica Inteligente”. Desta forma, existe uma significativa redução de custos nas empresas, dados comprovados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) que divulgou que, após a adoção deste conceito em território nacional, a estimativa é de reduzir os custos industriais em R$ 73 bilhões por ano. Além disso, também apresenta vantagens como:
- Ganhos de eficiência
- Redução do consumo de energia
- Maior produtividade
- Maior controle sobre os processos produtivos
- Personalização da produção em escala sem precedentes
- Rastreabilidade
Quais são as tecnologias associadas?
A Indústria 4.0 baseia-se numa flexibilidade inteligente que garante a eficiência das indústrias por meio da incorporação de tecnologias como:
Robótica Avançada
Possibilita a substituição de humanos por robôs articulados, colaborativos e/ou cartesianos em tarefas de fabricação e movimentação e em alguns serviços de limpeza ou até manutenção.
Inteligência Artificial
Análise de dados e implementação de técnicas de aprendizagem de máquinas através de algoritmos inteligentes.
Manufatura Aditiva ou Híbrida
Também conhecida como customização em massa, esta tecnologia relaciona-se com a utilização de impressoras 3D em processos produtivos, de maneira a criar diferentes objetos físicos a partir de uma demanda específica e personalizada.
Internet das Coisas (IoT)
Integra o ambiente físico e digital de forma harmoniosa, possibilitando a coleta e a troca de dados, o que resulta em um ambiente cyber-físico. Assim, a comunicação dentro da indústria é executada através da IoT, contribuindo para maior agilidade do processo de tomada de decisão.
Big Data
Refere-se à quantidade de dados coletados e armazenados diariamente na rede, assim como à capacidade de processar e avaliar estas informações.
Coleta, armazenamento e gerenciamento das informações com precisão e velocidade são as palavras de ordem da Indústria 4.0 e a SMC está totalmente apta a trabalhar nesta nova era da indústria mundial com produtos diferenciados.
Em mais de 60 anos de história e de atuação industrial, a SMC apresentou uma evolução nos produtos e serviços prestados aos seus clientes, o que a faz ser a líder mundial em seu segmento com total adesão à Indústria 4.0, comprovando o caráter inovador dos seus produtos e processos.
Para mais informações sobre os componentes e equipamentos que facilitam a introdução do conceito de Indústria 4.0 na sua empresa, entre em contato conosco ou consulte o representante SMC da sua região.