No final de junho, seis empresas multinacionais — incluindo a SMC — participaram da quarta edição da Jornada do Sensor à Nuvem, evento focado nas Tecnologias Habilitadoras da Indústria 4.0. Entre os dias 22 e 24 de junho, em um fórum online e gratuito, as discussões abordaram temas como Big Data e Analytics, Robótica, Simulação, Integração de Sistemas, Internet das Coisas (IoT), Segurança Cibernética, Nuvem, Manufatura Aditiva e Realidade Aumentada.

A SMC teve como foco a robótica industrial e colaborativa, o desenvolvimento de produtos com tecnologia Wireless e IO-link para a automação industrial, além da influência da indústria 4.0 no desenvolvimento de novos produtos que fornecem mais dados para monitoramento e facilitam a integração das tecnologias de TI com as tecnologias de automação industrial.

Jornada do Sensor à Nuvem

 

Tecnologia Wireless, robótica industrial e automação

No painel do segundo dia da Jornada, a SMC mostrou como a sua tecnologia de robótica colaborativa vem evoluindo rapidamente no desenvolvimento de produtos como as garras do tipo plug & play (pneumáticas, magnéticas e de vácuo), para permitir maior facilidade na integração mecânica, elétrica e virtual com os robôs.

“Na robótica industrial, uma das principais evoluções da nossa tecnologia foi o sistema Wireless, com uma redução significativa de peso e dimensão das válvulas e atuadores compactos para garantir maior agilidade e eficiência dos processos de automação e satisfazer a demanda dos grandes fabricantes de robôs do mercado”, afirmou Fabio Trocoletto, gerente de Engenharia de Produto da SMC.

Sobre a influência da indústria 4.0 no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos equipamentos para automação, Fabio comenta que as empresas precisam utilizar as Tecnologias da Informação (TI) na automação industrial para elevar o grau de produção para um mais robusto e otimizado. Por isso, as empresas do setor, como a SMC, têm desenvolvido produtos para conseguir maior conectividade com os recursos de TI, melhoria de processos, aumento da produtividade e custos competitivos no mercado global.

“A SMC vem desenvolvendo produtos que fornecem mais dados e têm maior facilidade de conexão. Dessa forma, conseguimos elevar o nível de automação na indústria fabril. Através dos nossos sensores conectados na unidade de tratamento de ar, as informações são enviadas por meio do protocolo IO-Link até um Mestre IO-Link com tecnologia Wireless, que disponibiliza esses dados para o módulo Base Wireless com protocolo OPC-UA que, por sua vez, possibilita a integração com os sistemas de TI”, explicou Marcos Silva, especialista de produto da SMC.

Jornada do Sensor à Nuvem

Habilidades valorizadas em um mundo de transformação digital

Para o encerramento da Jornada, a palestrante internacional Martha Gabriel, PhD e autora de best-sellers, apresentou o painel sobre as Habilidades do Futuro para o Mundo em Transformação Digital, como um dos temas que os profissionais precisam desenvolver para estarem aptos às novas tecnologias.

A autora destaca que o mais importante é se preparar para a adoção das soft e hard skills orientadas à tecnologia. Entre elas estão a criatividade, a simbiose tecnológica, adaptabilidade, agilidade, mentalidade digital e o networking.