A SMC Corporation, desde a sua criação em 1959, tem como uma de suas prioridades a preservação ambiental, por entender que cuidar do meio em que vivemos é condição fundamental tanto para a existência da companhia como para toda a humanidade. Para isso, a SMC está atuando em duas frentes:
- No desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos e com baixa emissão de CO2 em sua fabricação;
- Na preocupação com o meio ambiente em todos os processos de produção do seu negócio, incluindo a redução de embalagens, resíduos e ruídos, além da economia de energia.
O nosso compromisso com a sustentabilidade é tão latente que o próprio CEO da companhia, Katsunori Maruyama, preside o Comitê de Responsabilidade Social (CRS), responsável por estabelecer e gerenciar as políticas de responsabilidade social, bem como conduzir auditorias e garantir que todas as medidas sejam implementadas dentro da companhia.
Desde dezembro de 1999, a SMC Corporation é certificada com a ISO 14001 em suas unidades, e seu compromisso vai além de cumprir todos os requisitos na busca da melhoria constante: a empresa estabelece metas ambiciosas para os seus principais indicadores — tanto a médio prazo (período de três anos) quanto para cada ano fiscal. No último ano fiscal (que será finalizado em março de 2020), a empresa conseguiu lançar 33 modelos de produtos ecológicos; reduziu em 4,1% as emissões de CO2 por unidade de produção em comparação com a média de 2014 a 2016, realizou programas de conscientização dos seus funcionários e participou de iniciativas sobre mudança climática em todos os países onde atua.
Fábrica ecológica
A maior fonte de emissão de CO2 nas atividades da SMC é com o uso de energia elétrica, mas a empresa vem conseguindo reduzir essas emissões por meio de diversas iniciativas para a economia de energia. O resultado é que, nos últimos 20 anos, houve uma redução de mais de 50% nas emissões de CO2 devido a essas ações.
A empresa também vem eliminando o uso de CFC (clorofluorcarboneto) em suas linhas de produção, substituindo esse gás por outros com valores menores de GWP (Global Warming Potential, ou Potencial de Aquecimento Global — quanto maior esse valor, maior o impacto da substância para o aquecimento global). Além disso, reduziu drasticamente o uso de substâncias químicas e faz uma triagem dos resíduos utilizando os 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.
A SMC usa em suas fábricas os seus próprios fluxostatos para monitorar o consumo de ar, permitindo assim a detecção de possíveis vazamentos. Estamos trabalhando também para melhorar a nossa eficiência energética com o uso de mecanismos que desligam automaticamente a fonte de ar nos períodos de inatividade — o que reduziu o uso de ar de purga em 30%, comparado com a operação convencional (ar de purga é o ar utilizado para descarregar o ar restante nos tubos quando se inicia uma operação na fábrica).
A preocupação com a sustentabilidade está presente até mesmo no departamento de Compras da SMC, que busca fornecedores que tenham essa mesma prioridade para comprar produtos, materiais, componentes, bens semiacabados, materiais secundários e embalagens utilizados nos seus processos de design, desenvolvimento e produção.
Todas essas práticas são adotadas também na SMC Brasil, que está alinhada à corporação em relação à redução do consumo de energia em todo o processo produtivo. Além disso, utiliza iluminação LED (mais econômica) em toda a fábrica e até mesmo na parte externa do prédio.
A sustentabilidade aplicada junto a nossos clientes
Conquistar a confiança dos clientes através de produtos e serviços de qualidade é um dos objetivos primordiais da SMC. Para isso, a empresa pratica a política do cliente em primeiro lugar, mantendo-se atenta à segurança dos produtos e às boas práticas comerciais.
A empresa leva a sustentabilidade até seus clientes por meio de uma equipe dedicada a compartilhar o grande conhecimento da SMC em economia de energia. Essa equipe realiza análises das instalações dos clientes e propõe soluções para ajudá-los a reduzir a emissão de CO2.
Em resposta aos pedidos dos governos e empresas de diversos países, a SMC também tem fornecido produtos para respiradores e equipamentos para a fabricação de máscaras para ajudar no combate ao COVID-19.
Com o uso de avançadas tecnologias, o foco da SMC tem sido desenvolver e fornecer equipamentos de controle automatizados com alta performance energética por conta da redução do seu peso, tamanho e consumo elétrico. Dessa forma, a empresa contribui para o crescimento sustentável de seus clientes e a expansão das inovações tecnológicas.