Ao contrário dos robôs industriais, que precisam trabalhar em ambientes separados dos seres humanos, normalmente envoltos por barreiras físicas, os robôs colaborativos surgem como uma nova classe que vem preencher as lacunas até então encontradas nos sistemas de automação.

Também conhecidos como Cobots (Collaborative Robots), estes robôs leves e baratos foram desenvolvidos para automatizar tarefas que até então só podiam ser realizadas manualmente. Além disso, são capazes de colaborar em proximidade com os operadores, de forma a aprimorar as habilidades humanas em segurança, dividindo o mesmo ambiente de trabalho sem qualquer barreira física entre eles.

A SMC participa deste mercado oferecendo tecnologias que são integradas na ponta do braço do robô, conhecidas como End Of Arm Tooling (EOAT). Estes produtos são essenciais para a tecnologia robótica, pois possibilitam a interação do robô com as peças e componentes que serão manipulados, conferindo a eles funcionalidades específicas que podem ser alteradas para se adequarem a diferentes aplicações ou processos.

Os avanços tecnológicos dos equipamentos que são montados no braço do robô acontecem em paralelo com os avanços tecnológicos na área da robótica. A SMC conta com várias tecnologias para apoiar as diversas aplicações nas quais esses robôs são submetidos.

 

Conheça as vantagens dos Robôs Colaborativos

Esta tecnologia pode auxiliar e melhorar o processo produtivo de empresas em todos os segmentos, com destaque para as indústrias automotiva, de semicondutores e farmacêutica. Capazes de proporcionar maior vantagem competitiva em relação ao nível de automação, os robôs colaborativos oferecem:

  • Novas oportunidades de aplicação e de melhorias de processo que até então não eram imagináveis;
  • Instalação e comissionamento simples, sem a necessidade de habilidades específicas para programação de robôs;
  • Instalação no mesmo ambiente dos operadores sem barreiras físicas ou grades de segurança entre eles;
  • Adaptabilidade para realizar novas tarefas e para produção de pequenas peças;
  • Detecção, controle e parada instantânea do movimento, visando garantir a segurança do operador.

 

O mercado nacional

Robôs Colaborativos SMC
Robôs Colaborativos SMC

Países como Alemanha, China e Estados Unidos se destacam no uso da tecnologia dos robôs colaborativos. São países com sistemas de manufatura muito avançados e que adotam este tipo de tecnologia com maior facilidade. O Brasil viu a sua primeira aplicação em meados de 2014, e desde então vem acontecendo um crescimento exponencial deste tipo de aplicação. Atualmente, o país ocupa o 71° lugar no ranking mundial de competitividade, o que traz ainda mais oportunidades para a melhoria dos processos e modernização das empresas.

No mercado nacional há muitas aplicações que auxiliam no processo de embalagem e paletização. Portanto, indústrias que possuem este tipo de aplicação em seu processo de manufatura podem verificar casos reais e analisar os benefícios de utilizar essa tecnologia.

A indústria brasileira tem mostrado um elevado interesse em tecnologias como essa, de forma a aumentar radicalmente a sua competitividade e inserindo cada vez mais o Brasil no contexto da Indústria 4.0. Além disso, o governo lançou um programa chamado “Agenda Brasileira para a Indústria 4.0”, que visa facilitar a inserção deste tipo de tecnologia no mercado nacional.

No caso dos robôs colaborativos, estão sendo isentadas as alíquotas de impostos de importação e suas implicações, o que facilita o acesso a essa tecnologia. Assim, a expectativa é que as vendas desses equipamentos cresçam exponencialmente nos próximos anos.

Robôs Colaborativos SMC

Soluções da SMC para os Robôs Colaborativos

Garra Pneumática JMHZ2 | SMC

GARRA PNEUMÁTICA – JMHZ2

Garra pneumática equipada com guia linear de alta precisão. Produto compacto e leve, com elevada força de aperto.

Garra Magnética MHM | SMC

GARRA MAGNÉTICA – MHM

Kit de garra magnética para a transferência de peças metálicas de superfície irregular ou porosa. O kit inclui a garra magnética, placas adaptadoras, válvula solenóide, sensores de estado sólido, tubos e conexões.

Unidade de Garra a Vácuo - ZXP-X1 | SMC

GARRA A VÁCUO – ZXP-X1

Tudo em um mesmo conjunto. Esta garra fará a manipulação de peças através de um sistema de vácuo e ventosas. Vários tipos de ventosas podem ser dimensionadas de acordo com a aplicação.

Para saber mais sobre robôs colaborativos ou a End Of Arm Tooling (EOAT), entre em contato conosco ou consulte o representante SMC da sua região.