O ano de 2017 começou com boas notícias. O IBGE divulgou que a inflação de 2016 ficou em 6,29%, abaixo do teto de 6,5%, e o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou um corte de 0,75 ponto percentual na taxa Selic (a taxa básica de juros do País), reduzindo-a de 13,75% para 13%. Esse é o maior corte realizado na Selic desde abril de 2012.
O governo tomou essa atitude para incentivar a retomada do crescimento no Brasil. A inflação sob controle e as taxas de juros mais baixas reaquecem a economia, aumentando o consumo de bens e serviços em todos os setores.
No nosso mercado não é diferente. 2016 foi um ano difícil, em que enfrentamos uma crise política e econômica no nosso País, afetando diretamente os nossos negócios. Mesmo num cenário bem complicado, a SMC teve um resultado satisfatório que excedeu as nossas expectativas iniciais. Tivemos um crescimento expressivo, principalmente nos segmentos automotivo e de fabricação de máquinas, que consideramos muito positivo.
O ano de 2017 aponta um certo otimismo, devido às medidas que o novo governo vem tomando para incentivar a retomada do crescimento econômico. Teremos um grande desafio pela frente, mas podemos dizer com segurança que a SMC está mais preparada para enfrentar as adversidades. Atuando com criatividade e em ações assertivas, buscaremos o crescimento nos segmentos promissores, tanto nas vendas diretas quanto em toda a rede de distribuição.
Kaori Isogai Yoneoka
Gerente de Vendas