Cliente da SMC há 17 anos, a SBI (antiga Serra) é especializada na produção de equipamentos de solda para todo tipo de indústria, com destaque para a indústria automotiva — montadoras ou fabricantes de auto-peças. Sediada em São Bernardo do Campo desde 1996, inaugurou uma nova fábrica de 2.400 metros quadrados em 2013, o que tem permitido à empresa expandir a sua atuação para novos mercados, em especial para os países da América do Sul.

Fabricando produtos de alta tecnologia — como células robotizadas de solda a ponto, pinças de solda e dispositivos para célula de solda — e sempre em constante modernização, a SBI conta com a ajuda da SMC no desenvolvimento dos seus projetos, apresentando soluções técnicas inovadoras.

Nesta entrevista à eConnection, o diretor geral da SBI, Rafael Ronconi, comenta como a parceria entre as empresas faz diferença para a SBI. Vamos acompanhar!

A SBI é cliente da SMC há 17 anos, e no último ano vem diversificando os pedidos, como aconteceu com a compra de atuadores elétricos da família LEY63. Pode comentar como este produto está inserido nos produtos SBI e qual sua função?

Da esquerda para a direita: Marcos Sgubim, Alexandre Oliveira, Rafael Ronconi, Jonnhy Marciano e Henrique Pereira. 

Cada vez mais, por necessidades associadas a segurança e produtividade, torna-se necessária a aplicação de sistemas servo-elétricos, para que as diferentes peças a serem soldadas em nossas máquinas possam ser alimentadas de uma vez e retiradas após a conclusão de todos os elementos a serem soldados. Os atuadores da SMC contribuem para manter a precisão e velocidade de todos esses movimentos.

O senhor acredita que a reformulação da estrutura da SBI trouxe benefícios para o cliente?

Sim, trouxe mais agilidade e redução de custos.

Como a SMC agregou para obter esses resultados?

A SMC tem nos ajudado propondo soluções customizadas para as nossas solicitações de forma ágil, com suporte técnico presente e alinhada com nossas necessidades de qualidade, prazo e custo.

Mesa SERVO XY integrada em máquina especial para soldagem por projeção com alimentador automático de até seis peças
Painel pneumático com válvula de segurança e válvula proporcional
Armário de controle com cinco drivers para máquina especial com cinco servo-motores

Como o senhor vê a evolução dos produtos SMC ao longo de tantos anos como cliente? 

De forma positiva, com suporte técnico efetivo sempre que precisamos.

Como a parceria com a SMC contribui para o desenvolvimento dos seus projetos? 

Tem colaborado para nos trazer soluções técnicas inovadoras.

Para o senhor, quais são os principais diferenciais da SMC perante a concorrência? 

Suporte técnico e comercial, qualidade e aprovação junto aos clientes finais, usuários de nossos equipamentos.

Na abertura da matéria: Cabeçotes Beta para máquinas in-line SBI dedicadas a aplicações robotizadas
Ao lado: Máquina especial por projeção com duas mesas superiores XY para aplicação em múltiplos dispositivos com set-up rápido