No dia 18 de maio a SMC Brasil completou duas décadas de grandes conquistas. Instalada no país desde 1998, a SMC Brasil é a 41ª subsidiária do grupo.
No início, em uma sede alugada no Jardim Piraporinha, em Diadema, dedicou-se a desenvolver o mercado, importando de outras fábricas do grupo os produtos necessários para atender os processos de automatização dos clientes. Em 2003, começou a produzir no Brasil, com foco em produtos especiais com curto prazo de entrega.
“O Brasil é um dos maiores mercados consumidores do mundo e tem uma posição geográfica estratégica, fazendo fronteira com dez países da América do Sul, além de acesso marítimo a América do Norte, Europa e Ásia. É natural que a SMC decidisse investir no país”, comenta Ricardo Oka, presidente da SMC Brasil.
O crescimento do mercado justificou a instalação da sede própria em São Bernardo do Campo, em 2007. Com 67 mil metros quadrados, é o maior parque fabril do segmento na América Latina e abriga a SMC até os dias de hoje. A fábrica realiza constantes investimentos em produção e estoque local de produtos, atendendo de maneira rápida e eficaz as necessidades do mercado brasileiro. Sua localização facilita a logística, por estar próxima aos principais aeroportos e ao porto de Santos.
Os 15 funcionários de 1998 multiplicaram-se e hoje somam 313 colaboradores ativos. Com uma forte equipe de Vendas e Engenharia, a SMC Brasil apoia seus clientes oferecendo um portfólio amplo, que vai além da pneumática, com soluções robustas, completas e tecnologia voltada a processos de automatização que garantem o fluxo contínuo das etapas de produção.
O resultado de todo esse investimento? Maior disponibilidade de produtos, agilidade na entrega e, consequentemente, aumento da participação no mercado brasileiro.
Pesquisa e inovação constantes
Top 100 da Forbes
A SMC figurou nessa lista em 2011 (49ª colocada) e 2013 (61ª colocada).
Embora a funcionalidade dos produtos pouco tenha mudado nesses últimos 20 anos, muitos deles passaram por transformações e melhorias. Isso significa que nos dias de hoje é possível fazer o mesmo trabalho que se fazia naquela época, porém de maneira mais eficiente e com menor consumo de energia. Além disso, muitas tecnologias vêm sendo adicionadas aos produtos, mantendo sua funcionalidade original, mas possibilitando diferentes formas de comunicação.
Um exemplo são as válvulas solenoides: em 1998 a SMC oferecia válvulas com consumo de 0,5W, o que já era extremamente vantajoso na época (no mercado era comum encontrarmos concorrentes oferecendo válvulas de até 5W – consumo dez vezes maior), mas nos dias de hoje as mesmas válvulas são oferecidas com um consumo de 0,1W (cinco vezes menor).
Diversos produtos, especialmente a linha de atuadores pneumáticos, passaram por transformações que reduziram significativamente seus pesos e tamanhos, mantendo o mesmo desempenho das séries anteriores.
Outra grande evolução foi a popularização das linhas de atuadores elétricos, algo que já existia na linha de produtos da SMC, porém com pouca ou nenhuma demanda de mercado, e hoje figura entre os carros chefe da empresa.
Entre outros marcos na linha de produtos da SMC no Brasil, vale lembrar o lançamento das linhas de ionizadores, chillers, e até mesmo os grampos pneumáticos de êmbolo oval, que na época não eram oferecidos pela empresa.
Os próximos 20 anos
Todo o sucesso que a SMC alcançou nos 20 anos de Brasil se deve, principalmente, à sua equipe de colaboradores. “O comprometimento da nossa equipe, que em todos os momentos está dedicada a identificar as necessidades dos clientes e supri-las com nossos produtos de qualidade superior, ajuda a consolidar a marca SMC no mercado dia após dia”, comenta Kaori Isogai Yoneoka, gerente de Vendas da SMC Brasil.
“Agradeço a todos os colaboradores pelo trabalho árduo. Foram 20 anos de muitas conquistas e bons negócios para SMC, e é por isso que temos de continuar a avançar”, completa o presidente Ricardo Oka.
De acordo com Oka, daqui para frente a SMC irá focar nas melhorias necessárias visando um novo ciclo de crescimento, a fim de fortalecer a corporação, expandindo a capacidade de produção, qualidade e, consequentemente, aumentar vendas.
“Gostaria de terminar citando algumas palavras do presidente mundial Katsunori Maruyama: ‘Nós temos de mudar a forma de pensar, agir e crescer neste ambiente tão competitivo globalmente’”, finaliza o presidente.
Missão
“O início da SMC no Brasil foi desafiador, pois o cliente não conhecia a marca. Naquela época, cada conquista, cada meta superada era celebrada com muito entusiasmo e participação de todos. Existia um sino, que era tocado sempre que superávamos uma meta de vendas. Era um momento de euforia e união por uma causa comum.
Outra curiosidade era relacionada à comunicação entre os departamentos. A digitação de pedidos ficava no 1º andar, e o armazém no térreo. A utilização de e-mail ainda era bem restrita. Para facilitar a comunicação, havia uma pasta de plástico azul pendurada em um barbante, que levava os pedidos impressos de um departamento a outro.
Para mim a SMC é uma organização única. Manter-se na liderança mundial por tantos anos consecutivos, provendo alta tecnologia industrial, é um desafio e tanto. E a SMC o faz a passos largos em relação aos concorrentes. É muito bom fazer parte de tão seleto grupo!”
“Sou extremamente grato à SMC pela oportunidade que recebi em 2015, quando fui convocado para representar a empresa em um treinamento no Japão. Quando há pessoas que valorizam o nosso esforço sem dúvida nos sentimos mais motivados a trabalhar. É a prova de que nossa perseverança não é em vão. Hoje colho os frutos dessa dedicação.
A SMC é uma empresa que busca alcançar suas metas sem descuidar de seus funcionários. Muitas mudanças aconteceram, pois fazem parte do mercado de trabalho e da história da nossa economia, mas em nenhum momento a empresa deixou de pensar em seus colaboradores.”
“Quando comecei na SMC, muitas vezes eu usava fax para enviar lista de produtos, orçamentos, enviar e receber pedidos, e cartão telefônico para falar com o cliente. Hoje a empresa toda mudou para muito melhor, em termos de produtos, atividades, clientes e colaboradores.
A SMC é uma empresa de oportunidades, seja do ponto de vista dos produtos que tem no seu portfólio, suprindo as necessidades de diferentes segmentos da indústria; seja na presença global, atendendo a clientes multinacionais presentes em diversos países; ou do ponto de vista dos desafios que apresenta a cada um dos seus colaboradores, permitindo o desenvolvimento pessoal. Aqui há muito a aprender.”
“Uma das maiores mudanças de quando entrei na SMC até hoje é que, naquela época, em poucos dias de integração eu já conhecia toda a equipe pelo nome e função. Hoje isso só é possível através de ferramentas de TI.
Por outro lado, a maior aplicação da cultura japonesa na gestão da empresa, com muita disciplina, persistência e planejamento, tem sido de grande eficácia e contribui para valorizar o conhecimento e a experiência do colaborador.
Quando comecei na empresa, o que mais havia eram planos e informações de investimentos em andamento. Hoje, com o trabalho árduo de toda a equipe, crescemos muito e é gratificante ver a SMC consolidada como uma das maiores empresas de pneumática do Brasil.”