Sensores – pressostatos – vacuostatos
Independente do segmento, ou da aplicação, os sensores têm se tornado cada vez mais, componentes indispensáveis na automação industrial. Seja para monitorar os valores do processo, para detectar falhas, ou até mesmo para otimizar a utilização dos recursos energéticos e economia de energia, os sensores são os componentes que detectam a situação real de um sistema (seja pressão, vazão ou temperatura) e emitem um sinal elétrico correspondente à essas variáveis. Esse sinal pode ser lido por outros componentes, e até mesmo ativar alarmes. Nesta seção falaremos principalmente sobre os sensores de pressão e vazão.
A SMC possui uma extensa família de produtos para medição de pressão e vazão, e opções para trabalhar com ar comprimido e diversos gases além de modelos específicos para água. Entre esses modelos podemos destacar pressostatos e fluxostatos com sensores integrados bem como outros modelos com monitoramento remoto. Alguns modelos podem ser também chamados de transdutores, pois além de fazer a medição do valor de pressão ou vazão, fazem também sua conversão para um sinal analógico.
Aplicações
Atualmente os sensores são aplicáveis em todas as indústrias, e seu uso está direcionado para aquelas aplicações que necessitam ser monitoradas. São componentes indispensáveis para o bom funcionamento das máquinas, para detecção de falhas como vazamentos, alterações nos valores de pressão, vazão ou temperatura, e até mesmo na detecção de posições.